terça-feira, 29 de dezembro de 2015

5W2H... da Administração para Sua Vida!




A ferramenta 5W2H é uma ferramenta muita conhecida para quem é formado ou estuda Administração. Ela é prática e pode ser aplicada na sua vida. 

Mas o que é mesmo o 5W2H?
O 5W2H, basicamente, é um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores  da empresa. Ele funciona como um mapeamento destas atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita. Em um segundo momento, deverá figurar nesta tabela (sim, você fará isto em uma tabela) como será feita esta atividade e quanto custará aos cofres da empresa tal processo. (Fonte: http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-o-5w2h-e-como-ele-e-utilizado/)


Eu utilizo muito essa ferramenta na minha casa para organizar meus papéis, minhas fotos, meus armários, enfim... Em qualquer situação, que necessite de organização... e para facilitar e não furar no cumprimento das tarefas eu faço esse checklist simples apresentado abaixo:
WHAT – O QUE SERÁ FEITO (ETAPAS) - Organizar meus dvds.
WHY – POR QUE SERÁ FEITO (JUSTIFICATIVA) para organizar os originais e os piratas de forma que eu posso cumprir o desafio de 2016 (assistir todos).
WHERE – ONDE SERÁ FEITO (LOCAL) minha casa (sala/no meu rack).
WHEN – QUANDO SERÁ FEITO (TEMPO) - 28/12/2015.
WHO – POR QUEM SERÁ FEITO (RESPONSABILIDADE) Karlianne Leite.
HOW – COMO SERÁ FEITO (MÉTODO) organizarei os originais pelas coleções, jogarei fora os que não servem e os que não quero mais, e organizar os piratas em posição que possa acha-los com facilidade para ir assistindo aos poucos.
HOW MUCH – QUANTO CUSTARÁ FAZER (CUSTO) - financeiramente nada! 
Esse é o antes e depois da minha organização... essa ferramenta eu utilizarei hoje e provavelmente até o fim da semana enquanto meus armários não estiverem organizados, e para facilitar e ajudar você a utilizar essa ferramenta deixo a seguir um exemplo mais fácil para você fazer seu checklist e cumprir as tarefas até o fim do ano!
(Não precisa usar o excel para fazer a tabela... pode fazer no caderno mesmo. O importante é que essa ferramenta te ajude a se organizar e facilitar o cumprimento das tarefas)
Bjos!
Karlianne Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário